Filtros De Raios Ultravioleta:
As civilizações antigas davam ao sol uma conotação de divindade, além da sua importância como fonte luminosa. Acreditava-se que as pessoas de pele clara estavam protegidas pelo Deus do Sol, enquanto as pessoas de pele bronzeadas estavam sendo castigadas com queimaduras (eritemas), dando prova de que não recebiam proteção sagrada. Nos tempos modernos, a pele bronzeada (protegida), traduz sinal de saúde, desportividade, exuberância, já que a tecnologia dominou os “malefícios” causados pelos efeitos da radiação ultravioleta.
A luz solar e seus efeitos:
A luz solar é composta por muitos comprimentos de onda espalhados pelo espectro eletromagnético. Quando a radiação solar atravessa a atmosfera da terra alguns desses comprimentos de onda são filtrados. A radiação restante atinge a terra como luz ultravioleta e infravermelha. A luz ultravioleta causa maior preocupação porque pode interagir com as células da pele causando diversos efeitos danosos. Ela é composta por comprimento de onda agrupados em 3 categorias:
UVA (320 – 400 nm):
Dependendo da espessura da pele podem atingir tecidos dérmicos, o que os torna tão perigosos quanto os comprimentos de onda de maior energia (UVB). A faixa UVA pode ser subdividida em UVA baixo, de 320-340 nm, responsável pela grande maioria dos efeitos fisiológicos do UVA na pele, e UVA alto, de 340-400 nm, responsável por alteração muito pequena nas fibras elásticas. Baixas doses de UVA podem penetrar a derme onde pode estimular a produção de melanina, o pigmento responsável pelo bronzeamento e que protege a pele de novas lesões
UVB (290 - 320 nm):
Possuem pequena penetração na pele, mas devido à sua alta energia, são os maiores responsáveis pelos danos imediatos da radiação solar e por boa parte dos danos tardios.
Benefícios
Posologia
Aplicar antes de se expor ao sol e reaplicar de 4 em 4 horas.
Composição
Filtro solar UVA/UVB