O cálcio é um mineral essencial para a manutenção da saúde, que desempenha um papel vital sobre o sistema nervoso, muscular e esquelético (dentes, ossos, nervos e músculos).
À vitamina D são atribuídas, principalmente, as funções de estruturação e manutenção do tecido ósseo e equilíbrio dos níveis de cálcio e de fósforo no organismo (homeostase). Além disso, estudos apresentam o envolvimento da vitamina D com outros processos vitais, como a reprodução celular, secreção de hormônios e a atuação no sistema imunológico.
A substância tem um comportamento bem diferente das outras vitaminas, que são encontradas em abundância nos alimentos, pois a síntese de vitamina D advém principalmente da exposição da pele ao sol, que gera uma reação fotossintética, resultando na sua forma biologicamente ativa.
Magnésio: é essencial para centenas de reações químicas no corpo. Funciona como uma coenzima (participa em mais de 300 reações enzimáticas!) para a função adequada dos nervos e músculos, formação de ossos e metabilismo de energia. Estudos recentes sugerem que é particularmente importante para a função cardíaca adequada. O corpo armazena 60% de seu magnésio nos ossos, 26% nos tecidos do músculo e o magnésio restante é armazenado nos tecidos macios do corpo.
O magnésio ajuda a manter uma função muscular e nervosa normal, mantém o ritmo cardíaco estável, suporta um sistema imunológico saudável, e mantém os ossos fortes. O magnésio também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, promove uma pressão sanguínea normal, e é conhecido por estar envolvido no metabolismo da energia e na síntese da proteína. Existe um maior interesse na função do magnésio na prevenção e gerenciamento de transtornos como hipertensão, doença cardiovascular, e diabete. O magnésio alimentar é absorvido nos intestinos delgados. O magnésio é eliminado pelos rins.
A vitamina K2, também conhecida como Menaquinona é parte de um conjunto de compostos químicos denominados quinonas, é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, necessita de se associar à gorduras para ser transportada pelo plasma.
As quinonas são divididas em três grupos, as filoquinonas que são encontradas nos vegetais (vitamina k1), as menaquinonas que são encontradas nos animais (vitamina k2) e a menadiona que a forma sintética da menaquinona (vitamina k3).
A vitamina k2 é produzida no intestino através da fermentação bacteriana em quantidades insuficientes para suprir as necessidades dessa vitamina, devido a sua baixa biodisponibilidade,e com o passar dos anos essa produção se torna ainda menor podendo ser necessária a utilização de suplementos.
Um estudo realizado em Roterdã, com a participação de 4809 adultos holandeses concluiu que aqueles que receberam as doses da vitamina k2 se mostraram menos propensos a ataques cardíacos, calcificação das artérias e veias e por consequente menor risco de morte.
Posologia
Tomar 1 dose (= 2 capsulas) 1 vez ao dia.
Composição
Magnesio Quelato 120mg
Carbonato de Calcio 400mg
Vitamina D3 5mcg
Vitamina K2 45mcg